NESCAU

Blog destinado a acompanhar a evolução, de um modo geral, do Curso de Especilização em Informática Educativa x Adriana.

Sunday, July 23, 2006

Contribuição para o "nosso" projeto

É interessante como recebemos auxílio quando a exposição do problema acontece. Quero dizer: é preciso falar, expor o que precisamos, para então colher...
Contribuição recebida... olha que interessante:(só o início... resumo)
" O texto problematiza a exclusão por conhecimento no âmbito da educação matemática. Parte da hipótese de que há uma estreita relação entre a produção desse processo de exclusão e a constituição da matemática enquanto campo de saber científico e enquanto campo de saber a ser ensinado. Campos estes que definem uma matriz, o habitus na concepção de Bourdieu, o qual sustenta, por sua vez, um sistema de mansagem veiculado no proceso de ensinar matemática, constituindo o que se denomina exclusão por conhecimento. A partir de estudo realizado apresenta a configuração do habitus do professor de matemática e a expli~citação da relação deste habitus com o sistema de mansagens desenvolvido na sala de aula de matemática. O habitus sustentado no racional, no quantificável, na desvalorização dos elementos sensíveis, relaciona-se de forma expressiva, com o cófigo coleção e a ppedagogia visível formulaods por Basil Bernstein, presentes num determinado currículo de matemática. Esses elementos apontados no texto são problematizados no que diz respeita aos processos formativos no campo da educação matemática." (Maria Cristina Kessler)
Vou analisar melhor todo o artigo e em breve comentários.

1 Comments:

At 12:52 PM, Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Adriana, estamos a Anália e eu aqui no NTE. Estamos decidindo o banner, provavelmente teremos que usar outro arquivo, com mais resuloção, decidiremos em nossa reunião.
Beijos
Berna e Anália

 

Post a Comment

<< Home